out 092013
 
texstudio128x128

Um sistema de controle de versões que eu uso e gosto é o git. A grande vantagem de controlar as versões de um documento não é só o de ser poder verificar a trajectória da evolução do trabalho mas principalmente a de se poder retornar a uma versão anterior se algo der errado e principalmente a capacidade de se ter várias pessoas trabalhando em um mesmo documento, sem perder o controle sobre o que cada um está fazendo. Por padrão o TexStudio usa o svn.

Para mudar isso, primeiro é preciso ter o git instalado:

[shell]

sudo apt-get install git

[/shell]

 

Segundo é preciso fazer com que o git reconheça o comando ci, para isso digite no terminal

[shell]

git config --global alias.ci "commit"

[/shell]

 

Vamos agora configurar o TexStudio para usar o git como sistema de controle de versão. Nesse caso basta ir em Options > Configure TexStudio… > Commands  (Opçoes > configurar texstudio > Comandos ). No final da página que abriu vai estar o svn e svnadmin, troque o que estiver no campo por git. Na figura abaixo é apresentado como se faz:

 

texstudio1

O próximo passo é configurar  o TexStudio para que ele faça o "commit"  automático, ou seja, atualizar automaticamente o repositório ao salvar o arquivo. Nesse caso, na mesma janela de configurações clique em svn e marque a opção de efetuar o 'check in' automaticamente, como está na figura abaixo:

 

snvTexstudio

Uma coisa importante, para que o sistema de controle de versão funcione, é preciso iniciar o repositório, nesse caso é preciso fazer o seguinte.

Abra um terminal e faça um "cd" até a pasta onde o documento tex está. Os comandos serão o seguinte, quando já estiver na pasta dos documentos do seu tex.

[shell]

git init

git add .

git commit -m 'Iniciando Sistema de Controle de Versão'

[/shell]

Pronto, agora os seus documento estarão sobre um sistema de controle de versão.

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)

%d blogueiros gostam disto: