fev 042014
 
hawking

Essa semana correu a notícia de que Hawking disse que buracos negros não existem.

Essa afirmação saiu em um artigo publicado no ArXiv, que pode ser visto abaixo, com o título "Information Preservation and Weather Forecasting for Black Holes" (Preservação da informação e previsão do tempo para buracos negros).

Não vou  entrar em detalhes aqui, uma das melhores explicações que vi foi a de Cesar Uliana e pode ser vista clicando aqui.

Acho que a grande polemica surgiu com a seguinte frase do artigo de Hawking:

“The absence of event horizons mean that there are no black holes – in the sense of regimes from which light can’t escape to in finity”

Traduzindo:

"A ausência de horizonte de eventos significa que não existem buracos negros, dentro do regime no qual a luz não pode escapar para o infinito."

Fora do contexto geral do artigo fica parecendo que Hawkings afirmou que buracos negros não existem, mas isso não é verdade.

De forma resumida o que ele quer dizer é que buracos negros são objetos com gravidade intensa mas tão intensa que é capaz de atrair até mesmo a luz. Contudo, em uma visão mais clássica, nada pode escapar do buraco negro. Porém nesse artigo Hawking argumenta que na verdade a dinâmica do espaço-tempo interno do buraco negro é algo caótico e  existiriam condições nas quais a luz pode sim escapar lá de dentro.

Na visão mais clássica de buracos negros, exitem uma região chamada horizonte de eventos (deixo abaixo uma apresentação que fiz sobre o que são buracos negros para mais detalhes). Ao entrar nessa região nada poderia escapar mais, porém para Hawking o que existe é um horizonte de eventos aparente e que em condições especiais a luz poderia escapar ali de dentro.

Ou seja, buracos negros existem, mas não seriam mais regiões completamente isoladas do universo do qual nada  possa escapar, e mais, esses objetos irradiam (radiação Hawking) e vão evaporando com o tempo.

Minha apresentação sobre o que são buracos negros

Artigo do S. Hawking

[gview file="http://arxiv.org/pdf/1401.5761v1.pdf" profile="2" height="700px" width="500px" save="1"]

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)

%d blogueiros gostam disto: